Interconexão é a ligação entre redes de telecomunicações compatíveis entre si, de modo que os usuários de uma das redes consigam se comunicar com assinantes de outras redes de telecomunicações. Ou então, acessar os serviços que estas oferecem. 

No Brasil, o assunto ganhou importância após a privatização dos serviços de telecomunicações fixa, em 1998. No entanto, antes de ocorrer a venda das empresas públicas para a iniciativa privada, a prestação do serviço ocorria pelo monopólio público.

Hoje, como a interconexão se dá entre redes que competem entre si, é exigida uma  atenção maior dos órgãos reguladores, entre eles, a ANATEL, no estabelecimento de regras a serem cumpridas por todas as operadoras que desejem se interconectar. 

Como funciona na prática

Para ilustrar como a interconexão de voz funciona no dia a dia, imagine dois usuários. Um é assinante da operadora A e outro da operadora B. Para conseguirem interagir entre si, ambas as redes de telefonia fixa local ou de Longa Distância Nacional (LDN) precisam estar interconectadas (direta ou indiretamente).

Se não houver interconexão entre elas, a comunicação dos usuários da linha A fica restrita apenas aos clientes dessa rede. O mesmo acontece com o grupo B. Para que todos os clientes falem entre si, as redes devem possuir interconexão. 

A telefonia brasileira funciona com dois tipos de interconexão, como veremos a seguir.

Interconexão Direta 

Consiste em uma topologia onde é estabelecido um meio físico  entre duas operadoras. Neste cenário, as ligações dos clientes da Operadora X são trocadas com os clientes da Operadora Y e vice-versa. Nesse cenário, as chamadas podem ser bidirecionais ou unidirecionais atendendo ambas as operadoras.

Interconexão Indireta 

Nesse tipo, não se estabelece meio físico entre as operadoras envolvidas. Neste cenário, as operadoras devem ter uma interconexão direta com a concessionária da região à qual pertence (Região I e II OI STFC e Região III VIVO STFC). 

Sendo assim, as chamadas originadas e terminadas das operadoras X e Y são direcionadas para a concessionária, sendo ela mesma responsável por encaminhar as chamadas para o destino correto. 

Regulamento Geral de Interconexão

O Regulamento Geral de Interconexão (RGI) diz que as prestadoras de serviço devem fixar condições para interconexão às suas redes, dando tratamento igualitário e não discriminatório aos solicitantes. 

O regulamento ainda obriga a interconexão entre redes de interesse coletivo, para serviços prestados no regime público ou privado. 

Benefícios para o seu negócio

Os entraves mais significativos para investir em sistemas interligados são os custos de equipamentos. No entanto, os custos estão diminuindo graças às novas tecnologias e seus avanços. É importante considerar que investir nessa tecnologia de rede ou de voz oferece muitos benefícios para as empresas. 

Em qualquer parte do mundo e por diferentes dispositivos, seja para o compartilhamento de informações ou dados. Confira os principais benefícios da interconexão.

Interconexão via SIP

A interconexão através do protocolo SIP agregado a sinalização ISUP tem uso amplo entre operadoras de telefonia no cenário atual. A TMCO conta com um equipe capacitada e especializada que pode orientá-lo para que a interconexão ocorra de maneira eficaz e conforme as normas técnicas. 

A interconexão de voz pela TMCO

A TMCO é uma empresa de consultoria voltada aos serviços de telecomunicação. Atuamos junto à ANATEL e a ABR Telecom para garantir a melhor alternativa para fazer a diferença e conquistar o sucesso do seu negócio.

Se você é um provedor ISP ou uma operadora buscando soluções para interconectar seus serviços, a TMCO oferece:

  • negociação de contratos, ATAs e projetos técnicos;
  • realiza reuniões juntos as operadoras para negociar as interconexões;
  • estimativa de equipamentos necessários;
  • auxílio na escolha de fornecedores;
  • formação de equipes de trabalho;
  • aplicação de treinamentos e capacitações;
  • elaboração da documentação referente ao projeto;
  • adesão regulatória necessária para viabilizar a interconexão;
  • escolha dos planos de serviços de voz ou combos de telecomunicação;
  • suporte para viabilizar o início da operação comercial. 

E o melhor de tudo: a TMCO garante interconexão de voz na sua empresa em até seis meses! Enquanto o mercado leva o dobro de tempo para fornecer o serviço, nós agilizamos os trâmites com qualidade e eficiência. 

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