A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão responsável por regulamentar todo o setor no Brasil. Criada em 1997, a Anatel surgiu com a privatização dos serviços de telecomunicações no Brasil. 

Entre as funções da Anatel estão a definição de normas e a intermediação entre empresas de comunicação e consumidores. O órgão também fiscaliza a qualidade e a procedência de aparelhos para fins comerciais que ingressam no país. 

O que Anatel faz, na prática

Como autarquia administrativa independente, a Anatel pode homologar e regulamentar os produtos e processos envolvidos nas telecomunicações. O órgão tem autonomia financeira e não possui relação com o governo. Na prática, a Anatel deve:

  • fiscalizar, regulamentar e dar outorga a tudo o que se relaciona com telecomunicações no Brasil;
  • certificar aparelhos eletrônicos de comunicação;
  • receber reclamações dos consumidores contra prestadoras de serviços;
  • monitorar os provedores de telefonia, internet móvel e fixa;
  • regulamentar as redes de internet. 

No caso da certificação de aparelhos eletrônicos, qualquer empresa que pretende importar e vender dispositivos de TI ao consumidor final deve submeter a mercadoria à fiscalização da Anatel. 

O objetivo é garantir que os produtos atendem aos padrões de qualidade definidos pelo órgão. O intuito é proteger a segurança e a integridade física da população. 

Como funciona a fiscalização da Anatel

O consumidor que se sentir lesado em relação a um produto ou serviço de telecomunicação deve abrir uma reclamação na agência. O órgão vai notificar a denunciada definindo prazo de 5 dias úteis para os responsáveis oferecerem uma solução, sob risco de multa. 

Se o problema não for resolvido, o reclamante pode reabrir a reivindicação. Na maioria dos casos, a Anatel orienta o consumidor a ingressar com ação judicial. Após, com participação do Poder Judiciário ou não, o reclamante precisa avaliar o desempenho da organização reclamada. 

As informações coletas durante esse processo servem para a Anatel avaliar as prestadoras. Em casos de reclamações recorrentes, a instituição está sujeita a sanções que vão de simples advertências até multas milionárias. Em última instância, a Anatel pode paralisar as atividades por tempo determinado.

Outras providências da agência reguladora resultam em equipamentos lacrados e danos à credibilidade das prestadoras. Por isso, é fundamental que as empresas de comunicação e os consumidores façam sua parte. 

Como a TMCO pode ajudar

A TMCO tem experiência em consultoria regulatória, na apresentação de resultados junto à Anatel ou ao Ministério das Comunicações. Também oferecemos assistência aos nossos clientes em perícias judiciais e extrajudiciais. 

Oferecemos suporte e acompanhamento das fiscalizações promovidas pela Anatel e estamos capacitados para dar consultoria ao seu negócio. Elaboramos a documentação necessária e acompanhamos toda a tramitação junto ao órgão, até a obtenção de outorgas. 

Entre em contato com a TMCO!