A evolução é um processo que atinge todos os âmbitos da sociedade e, obviamente, que a agricultura não poderia ficar de fora.
Hoje estamos passando em uma fase chamada Agricultura 4.0, mas o que é essa fase e quais os benefícios que ele traz para as pessoas que vivem no campo?
Continue lendo esse artigo e saiba o que é e quais as vantagens da Agricultura 4.0.
Agricultura 4.0
A Agricultura 4.0 chegou para facilitar e ficar! Ela é a modernização e otimização tecnológica para o trabalhador do campo. Através da introdução de tecnologias cada vez mais avançadas para auxiliar o agricultor rural, ela vem sendo vista como uma grande solução. Para isso, a utilização de equipamentos de ponta está sendo feita com a introdução de: GPS, drones, análise do clima, pulverização, big data, dentre outros.
Todas essas técnicas e aparatos tecnológicos já estão consolidados no agronegócio, vamos ver como esses equipamentos podem ajudar!
Tecnologia no campo
Saiba quais são os principais equipamentos tecnológicos que estão sendo usados para otimizar o sistema agrícola:
GPS: Esse equipamento é usado para obter informações sobre a latitude e longitude das propriedades rurais. Quando é acoplado a uma máquina possui diversas possibilidades para automação e análise gerencial.
Drone: É um veículo não tripulado que é controlado de maneira remota. Uma das funções do drone é realizar sobrevoos para mapear e fazer imagens da propriedade. Com essas imagens é possível detectar problemas na plantação, falhas, deficiência na irrigação, dentre outras.
Análise Climática: Através da coleta dos dados sobre o clima é possível obter informações valiosas para o plantio. Colhendo diversas informações é possível otimizar as operações no campo preparando o solo, adubação, semeadura, irrigação e colheita.
Pensando nessa otimização a Embrapa desenvolveu o Agritempo, um aplicativo que possui um sistema de informações. Essa ferramenta serve para gerir os riscos na agricultura e tem como objetivo diminuir as ameaças de perdas de produção causadas por fenômenos climáticos, além de identificar, através de dados, qual o melhor período para o plantio das culturas baseado nos tipos de solo e no ciclo dos cultivares.
Pulverização: Através dos dados coletados sobre algum local onde existem pragas na plantação, é possível guiar remotamente, através de veículos terrestres ou aeronaves agrícolas, a aplicação de pesticidas no local afetado.
Big Data: É a análise dos dados colhidos da lavoura e o cruzamento deles com outras informações como o histórico da área e os dados sobre o clima, para que assim haja uma otimização do processo.
Por que isso é importante?
Com o desenvolvimento das tecnologias a Agricultura 4.0 veio só para somar! Olha os benefícios que ela traz:
- Aumento da produtividade
- Monitoramento das operações agrícolas
- Redução de desperdícios
- Redução de custos
Como iremos te ajudar
A TMCO vai auxiliar o seu provedor a levar o meio para que toda essa tecnologia atinja o mais longínquo campo rural. Através da montagem de toda a infraestrutura de telecom, além de cuidar de toda a regulamentação de sua empresa! Entre em contato conosco e saiba mais!