O DETRAF é o processo de faturamento e cobrança das chamadas entre operadoras de telefonia. Quando uma prestadora de telefonia encaminha chamadas dos seus assinantes para outras operadoras, a operadora de origem deve remunerar a operadora de destino pelo uso da sua rede.  

Essa cobrança ocorre baseada nos registros das ligações armazenadas em documento eletrônico, CDR. Este documento contém o detalhamento das chamadas realizadas e recebidas entre as operadoras. Com base no CDR é extraído o relatório de  DETRAF. Entenda agora o que é esse documento e qual a importância dele para a sua empresa. 

O que é DETRAF?

O DETRAF –  Documento de Declaração de Tráfego e de Prestação de Serviços – é o documento gerado quando ocorre tráfego entre operadoras de telefonia.  

Ou seja, para que uma prestadora de Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC) consiga efetuar ou receber chamadas, ela precisa usar a rede de outras operadoras. Assim, o DETRAF permite que cada operadora compense financeiramente as demais pelo uso das suas redes.

A remuneração é calculada pelo sistema DETRAF, com base no registro do detalhamento  das chamadas telefônicas (CDR). Ele guarda informações detalhadas sobre a chamada que utilizou a conexão, os minutos gastos e quanto cada operadora deve pagar ou receber pelo tráfego. 

detraf-telefonia

Como funciona a cobrança e como ela é gerada

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é responsável por regular as tarifas de remuneração de uso de rede e padronizar o layout do documento do DETRAF. A agência também é responsável por determinar o período no qual o tráfego poderá ser incluído nos relatórios gerados e enviados pela operadora credora à operadora devedora. 

O DETRAF deve ser enviado até o 5° dia útil de cada mês. O  valor recebido como devedor pode ser contestado em até 90 dias após a emissão do relatório sem retenção de valor. 

Como a TMCO pode ajudar com o DETRAF?

Por fim, vale destacar que o procedimento de DETRAF é um item do Contrato de Interconexão. Sendo assim, é importante que as operadoras estejam alinhadas com a regulamentação definida pela ANATEL e adequadas aos padrões de mercado gerenciados pela ABR Telecom.

Para sua empresa ter controle financeiro sobre o tráfego de interconexão e tranquilidade na operação das redes, conte com a TMCO. Vamos auxiliar e desenvolver todas as atividades do ciclo de DETRAF. Quer saber mais? 

Entre em contato agora mesmo.